Encontre sua banda preferida

Pesquisa personalizada

domingo, 26 de setembro de 2010

Ira!




Ira!
 O nome da banda  foi inspirado no Exército Republicano Irlandês(Irish Republican Army). Posteriormente foi acrescido o ponto de exclamação para diferenciar.

O Ira! surgiu a partir da banda Subúrbio, começando como o guitarrista Edgard Scandurra (ex-Ultraje a Rigor) e o vocalista Nasi. Depois de algumas  formações, a banda se estabilizaria ao redor dos dois e do baixista Ricardo Gaspa e o baterista André Jung. O grupo lança seu primeiro disco, Mudança de Comportamento, em 1985, mas o sucesso só viria em 1986, com o álbum Vivendo e Não Aprendendo, com hits como "Dias de Luta", "Envelheço na Cidade" e "Flores em Você"

Depois de se afastar da mídia por preferir manter suas raízes punk e de lançar vários discos nos anos 80 e 90, o Ira! retoma o sucesso com o lançamento do Acústico MTV em 2004, com participações como Pitty e  Samuel Rosa do Skank, consolida a banda entre os maiores nomes do rock brasileiro.

Em 2007 o grupo lançou o que viria a ser o seu último álbum, intitulado Invisível DJ.
Brigas e término do grupo

No Inicio de setembro de 2007, após brigas com o irmão e empresário Airton Valadão, Nasi retirou-se da banda , antes do Ira! entrar de férias, algo previsto para 2008.

Em novembro de 2007, o guitarrista da banda, Edgard Scandurra anuncia , que a banda Ira! estava findada e que os membros restantes estariam agora com uma banda nova.

Com isso os ex-integrantes do Ira!  assumiram totalmente seus projetos, até então, paralelos. Edgard Scandurra com o projeto de eletro-rock Benzina, e também no retorno do Smack - outra banda que fez parte no início dos anos 80, além de sua participação como guitarrista na turnê do álbum Iê-iê-iê, de Arnaldo Antunes; Gaspa retomou a banda Gaspa e os Alquimistas; Andre Jung com o projeto Urban ToTem; e Nasi, ora com Os Irmãos do Blues, segue em carreira solo e fazendo participações em shows de outras bandas.

Tive a oportunidade  de ver um show do Ira! em 2005 antes de banda acabar. Aliás nessa época eles estão em evidencia na mídia por conta do Cd Acústico. Nesse show pude ver que o Nasi tinha bastante vontade e animação mas não tinha  o mesmo vocal de anos anteriores. 
Vi também que o Edgar é um dos grandes, senão o maior guitarrista do Brasil. Uma pena a banda ter  acabado!

 Sugestão de cd: MTV ao vivo de 2000.
 Sugestão de música: Envelheço na cidade


Nenhum comentário:

Postar um comentário